MELASMA

Melasma é uma doença que leva ao surgimento de manchas escuras na pele, principalmente no rosto. É uma doença de ocorrência mais frequente em mulheres de idade entre 20 e 50 anos. Está relacionada a fatores genéticos, hormonais (gestação, uso de anticoncepcionais orais) e principalmente exposição ao sol.

É importante salientar que nem toda mancha escura no rosto é melasma, portanto, é necessária uma avaliação do médico dermatologista para definir o correto tratamento. Apenas para exemplificar outras doenças que causam manchas escuras na face, podemos citar o lentigo solar, a hipercromia pós-inflamatória, as efélides, a ocronose e até câncer de pele (melanoma).

Existem diversos tratamentos para o melasma, porém não se fala em cura, pois a recidiva é frequente, até mesmo quando o paciente segue todas as orientações. O principal fator de piora do melasma é a exposição ao sol. Desta forma devemos sempre usar protetor solar e evitar exposições ao sol nos horários de maior intensidade e também exposições prolongadas. Lembrando que o protetor solar ajuda a reduzir a intensidade que a radiação ultravioleta irá penetrar na pele, porém ele não funciona como uma barreira 100% efetiva. Assim, devemos lembrar de reaplicar o protetor e não ficar exposto ao sol por muito tempo ao frequentar piscinas e praias.

O pilar fundamental de tratamento do melasma é evitar a exposição ao sol, lembrando que mesmo em dias nublados a radiação ultravioleta chega até nós em intensidade suficiente para agravar o melasma e outras doenças da pele. Em segundo lugar evitar tratamentos que causam irritação da pele, pois em alguns casos essa irritação da pele pode levar a um quadro de hipercromia pós-inflamatória que nada mais é do que uma pigmentação excessiva da pele (diferente do melasma, porém levando a impressão que “piorou” o melasma). O uso de determinados tipos de laser para tratamento do melasma, apesar de ter respaldo na literatura científica, com frequência leva a quadros irreversíveis de hipercromia pós-inflamatória, portanto, devemos evitar esse tipo de tratamento para o melasma. E finalmente, o uso dos clareadores na pele para reduzirem as manchas ao longo do tempo podem levar a ótimos resultados quando indicados de forma adequada. O tratamento do melasma requer dedicação e paciência. O arsenal terapêutico é extenso e apenas o dermatologista está adequadamente preparado para indicar qual o melhor tratamento para cada momento. Ainda assim, em alguns casos os resultados não são satisfatórios.

Doutor, e como fica a minha vitamina D? Caso necessite de exposição ao sol para melhorar os níveis de vitamina D, lembre-se sempre de proteger o rosto!

ATENÇÃO! ESTE TEXTO NÃO SUBSTITUI UMA AVALIAÇÃO COM O ESPECIALISTA.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES AGENDE UMA CONSULTA COM DR. DANIEL IMMEDIATO DERMATOLOGISTA. TEL (12) 3432-5011 OU 3432-5015. WHATSAPP (12) 99149-8647

Atendemos convênios e particulares

SulAmérica Saúde

SPA Saúde

FUSEX Taubaté

Care Plus

Sepaco Saúde

Rua Jurandir Martins Filho, nº 85 | Sala 108 – Bosque Flamboyant
Taubaté-SP CEP 12041-065
Telefone:  (12) 3432-5011 / 3432-5015